Trama Fantasma

Trama Fantasma – Phantom Thread enche os olhos. Figurinos lindos (aliás, ganhou o Oscar de melhor figurino merecidamente). Escrito pelo diretor Paul Thomas Anderson e o protagonista do filme – Daniel Day Lewis, o filme não trata um costureiro específico (embora digam que se inspirou em Balenciaga – o estilista espanhol que vestiu a família real e a aristocracia espanhola – nos idos de 1936)

A história se passa em Londres nos anos de 1950 e retrata Reynolds Woodcock (Daniel Day Lewis), um estilista cheio de manias, que não suporta barulho no café da manhã, nem o das xícaras tocando os pires ou da espátula passando manteiga nas torradas. Pela manhã ele se inspira e é então que o dia se define como bom ou não.Perseguido pela imagem da mãe, que era costureira, Woodcock vive e trabalha com a irmã (Lesley Manville – indicada ao Oscar de melhor coadjuvante), que o ajuda a descartar as musas que ele coleciona de tempos em tempos.

Ao viajar para o campo, buscando uma tranquilidade que não está conseguindo atingir, o estilista conhece a garçonete Alma e faz dela sua nova musa e amante. Alma se muda para a casa e atelier dos irmãos e daí para frente a história alcança outras nuances, repletas de ciúmes, de amor doentio e de desespero.

O diretor Paul Thomas Anderson reconhecido por organizar cada plano de filmagem com perfeição é páreo duro para o ator Daniel Day Lewis, reconhecido por seu perfeccionismo. Ambos dão o melhor de si e foram indicados, respectivamente, ao Oscar de melhor Diretor e melhor ator por esse filme. Daniel Day Lewis já coleciona três Oscar: Meu Pé Esquerdo, Sangue Negro e Lincoln. E ele não é menos que ótimo em qualquer filme que atue. Aliás, ele aprendeu a cortar e costurar e confeccionou a cópia de um terno do espanhol Balenciaga. Inacreditável!

Para tristeza de incontáveis fãs, esse maravilhoso ator, que atua com total dedicação e imersão, anunciou que esse será seu último filme. Uma verdadeira tristeza.

Além das inúmeras qualidades do filme, preste atenção na trilha sonora que é linda e claro, só pela atuação de Daniel Day Lewis já valeria a pena assistir!

Tags:

Comentarios inativos.