Decisão de Risco – Eye in the sky

Eye in Sky_poster

No ano e no mês que nos lembramos dos quinze anos do ataque às Torres Gêmeas em New York, esse filme nos faz refletir sobre o conceito de moralidade em uma guerra contra o terrorismo. Nos faz pensar em quantos inocentes vêm morrendo em tantos outros ataques pelo mundo, e quantos outros morrem durante a captura desses terroristas.

Coronel Helen Mirren

Helen Mirren é a Coronel Powell, oficial da inteligência militar, que da Inglaterra coordena uma ação especial, de longa preparação e que de repente vai se ver presa em uma armadilha. Os políticos, sentados em uma sala, que acompanham em um computador essa ação, começam a ter medo de aprovar o ataque ao grupo de terroristas, que está em Nairóbi no Quênia. Inocentes serão atingidos.

EYE in Sky_reunião

Junto com esses políticos, lutando para aprovar o ataque está o chefe da Coronel Powell, o general Frank Benson, interpretado por Alan Rickman em seu último papel antes de falecer.

EYE in Sky_alan Rickman 1

Os terroristas estão em uma casa, num bairro populoso, num quarteirão impossível de esvaziar.

EYE in the Sky_homens bomba

Para atacar e capturar os terroristas, um avião drone, posicionado para não ser detectado pelos radares e dirigido remotamente por um piloto nos Estados Unidos. Ou seja, uma operação tão delicada e importante que a Inglaterra estava atuando com os Estados Unidos. O ator que interpretou Jesse em Breaking Bad  (Aaron Paul) é o piloto com toda essa pressão que sabe que não poderá errar.

EYE in Sky_piloto

A dramaticidade fica mais intensa porque instalaram um pequeno besouro robô que consegue capturar as imagens desses terroristas dentro da casa e de repente fica claro que eles estão vestindo coletes com explosivos e que vão sair dali para atacar. Provavelmente um Shopping Center. A tensão é enorme. Agora os políticos precisam autorizar porque é decidir entre dois males um do impacto da vizinhança ao redor da casa e outro um potencial ataque a um Shopping Center. O medo dos políticos é serem culpados das mortes que fatalmente vão acontecer e começa um jogo de empurra. A tensão aumenta a cada momento porque a sargento e o general querem atacar, precisam concluir uma operação que está há muito tempo preparada e pode ser uma oportunidade única.

Então, acontece o ápice da tensão. Quando parece que o impasse será decidido, uma menina que vende pães todos os dias, se senta no centro da operação, para vender seus pães. 

Ai fica muito mais difícil porque as vítimas passam a ter um rosto e é o rosto de criança.

EyeInTheSkyPic#14

Várias manobras para tirá-la de lá começam, mas, o tempo corre e os terroristas dentro da casa se preparam para sair. 

EYE in Sky _ator somali

O piloto recua, quer saber qual a margem de risco dela ser atingida e os políticos se dividem. Só a Sargento mantém a firmeza e destaca a importância de não deixar morrer inúmeros por causa uma menina.

Pura eletricidade na tela que vai fazer você sentar na pontinha do sofá. Vale a pena assistir! 

 

 

 

Tags:

Comentarios inativos.