Game of Thrones

Game of Thrones 1

O escritor George R.R. Martin já havia escrito outros livros e séries de televisão mas, foi a partir dos anos 90 que ele começou a escrever essa que seria uma das mais populares series da HBO. As crônicas de Gelo e fogo (A Song of Ice and Fire) e tornou a saga de fantasia mais vendida nos últimos anos e uma das mais premiadas. São mais de 20 milhões de cópias vendidas, com tradução para mais de 40 línguas.

Em 2007 a HBO comprou os direitos para transformar em  uma série e para isso contratou roteristas e produtores competentes além de ter o próprio George R.R. Martin como co-produtor executivo escrevendo um episódio por temporada. Duas temporadas já foram ao ar, cada uma com dez capítulos  Muitos já conseguiram assistir a Terceira temporada baixando na internet e atualmente está sendo filmada a quarta temporada que só estreia no ano que vem mas, a espera vale a pena.

A saga tem batalhas violentas, traições, amores e um pouco de fantasia mas, tudo dentro do contexto. Não é uma violência gratuita, não é uma fantasia absurda. Os cenários são espetaculares. Estão sendo filmados na Islândia, Dubronnik, Croácia, Irlanda do Norte entre outros lugares lindos.

Na essência o jogo dos tronos é a briga pelo trono de ferro, o trono dos sete reinos de Westeros. Nessa corrida estão os Starks, os Lannister, os Targaryen, os Baratheon. Conheça alguns deles. 

Eddard Stark (cujo apelido é Ned) se tornou Lord de Winterfell com a morte de seu pai e irmão em uma luta para resgatar a irmã que foi sequestrada pelo príncipe Rhaegar. Ele é honrado, idealista e um pai amoroso. Melhor amigo do rei Robert Baratheon, por lealdade aceita ser a mão do rei ( certamente não podia se negar a aceitar). O cargo é o mais próximo de um “primeiro ministro”, portanto, a inveja e o ódio, são os acessórios indispensáveis agregados à função. A honradez de Ned sera o stopim para a Guerra dos Tronos. 

GT_Lord StarkA filha mais nova de Ned é Arya Stark é uma garota muito esperta, valente que poderia muito bem ser a rainha dos sete reinos.

GT_Arya Stark

Jon Snow – Filho bastardo de Ned Stark, foi criado em Winterfell, junto com seus meio irmãos, sem nunca ter conseguido uma migalha que fosse do amor de Catelyn, a esposa de Ned que acha Jon o filho mais parecido com o pai. Snow é o sobrenome dos bastardos, portanto em todos os lugares ele é identificado como bastardo e isso era um estigma naquela época. Por causa disso ele vai tentar se tornar um Patrulheiro da Noite, na Muralha de gelo que protege o Norte e o Sul dos “Outros”, os seres do outro mundo que há muitos anos não são vistos. Foi Jon que convenceu o pai a aceitar os filhotes de uma enorme loba que eles encontram morta na entrada da floresta. Aparentemente eram cinco filhotes, cinco como os filhos legítimos de Stak. E o lobo é o símbolo da Casa Stark. Quando estão indo embora, descobrem um outro filhore, todo branco que passa a ser o mascote de Jon, que lhe dá o nome de Fantasma.

GT_Jon Snow

Daenerys Targaryen – última sobrevivente da Casa Targaryen, filha do Rei Aerys II Targaryen, o chamado Rei Louco, que acabou sendo deposto por Robert Baratheon. O outro descendente do Rei louco e candidato ao trono é seu irmão, Viserys, que vai vende-la para Dothraki Khal Drogo, em troca de um exército Dothraki para recuperar a coroa de Westeros. O irmão foi morto, e ela acabou perdendo Khal Drogo e seu filho, que ainda estava na barriga. Desde então ela viaja pelo Este procurando apoio e recursos para voltar e recuperar a coroa dos Sete Reinos, que ela acredita ser sua de direito.

Khaleesi, como é conhecida depois de seu casamento com Khal, líder dos Dothraki, é também a Mãe de Dragões, já que ela fez com que três ovos petrificados dessem vida a três dragões, os primeiros a serem vistos em centenas de anos. Nesse episódio ela mostrou uma inacreditável capacidade de imunidade ao fogo.

 

GT_Kalicia

Cersei Lannister – a atriz é ótima mas, a personagem odiosa. A sua relação com todos os homens da família é conturbada, do pai ao filho Joffrey, o rei cuja imaturidade poderia justificar a arrogância mas, para o resto de seus comportamentos, incluindo sadismo e violência, não há explicação.

GT_Sansa

Tyrion Lannister – O pequeno grande ator  americano – Dinklage –  é responsável por alguns dos melhores momentos da série. Seus diálogos são inteligentes e quando necessário, sarcásticos ou engraçados. Certamente ele  é o único Lannister  querido.

GT_Tyron L.

Stannis Baratheon – Com a morte do rei – Robert Baratheon, seu filho legítimo seria o herdeiro legal. Como se suspeita que Jofrey seja um bastardo, o trono seria, por direito de Lorde Stannis Baratheon, seu irmão do meio. O irmão mais novo, Renly Baratheon tentará usurpar esse direito mas, forças estranhas o levarão para muito distante do trono de ferro. Restará a Stannis lutar para se impor como rei. Nessa luta violenta, um apoio surpreendente: a mulher de vermelho, uma espécie de bruxa que tenta impor uma nova religião, a um só deus, o deus do fogo. Essa parceria será destrutiva, pelo menos até essa fase da série.

GT_Stannis Baratheon

As “Casas” candidatas ao trono são muito interessantes.

House Baratheon

House Lannister

House Stark 1

House Targaryen

A série, a exemplo dos livros, tem a virtude de não retratar hérois perfeitos. Eles são bons mas podem ter atitudes ruins, eles são ruins mas, podem ter uma atitude boa, enfim, eles são gente normal. Dentro do possível!

Agora é esperar a quarta temporada e enquanto isso, ler os livros. Dizem que eles são muito bons, tanto quanto a série. Se forem não são bons. São ótimos!

Tags:

Comentarios inativos.